Backwash é a mais recente antologia de surf publicada no Reino Unido

Backwash é o mais recente título dedicado à cultura surfer independente a ser publicado no Reino Unido. A antologia centra cada edição numa região de ondas algures no globo e explora a memória singular da comunidade local através de registos fotográficos inspiradores, detalhes menos óbvios e estórias de vida de quem sempre teve o mar e as ondas a entrar pela janela de casa.

“BEM-VINDOS À BATIDA CARDÍACA DO VOSSO VÍCIO”, lê-se na página 4 da edição inaugural lançada no final de 2015. É a frase-poster de um editorial que, às primeiras linhas, estabelece as orientações de relacionamento entre os leitores e a cultura que representa: “Backwash é sobre impacto, por cada uma que vendemos, plantamos uma árvore”. Física, prometem, mas também na mente de cada um dos leitores, resolução primordial de quem se atreve a criar para partilhar.

backwash_issue_1_3_dr

A mesma introdução recorda que foi numa noite regada a whisky que um grupo de surfistas e bodyboarders irlandeses idealizou um projecto que lhe permitisse explorar a paixão que os move. Decidiram-se pela palavra escrita e pela imagem, impressas em 162 páginas, como plataforma de reflexão sobre o que é ser um surfista e sobre a busca da onda perfeita, aquela que só existe nas experiências e no imaginário de cada um.

A Irlanda, terra-mãe da Backwash, foi o território à descoberta na edição número um. As histórias incluem narrativas do bodyboarder Shambles McGoldrick e do activista e candidato à liderança do partido político Os Verdes Fergal Smith, conversas com a primeira campeã irlandesa de surf, Grace O’Sullivan, com o shaper Tom Doidge-Harrison e com o lendário Tom Lowe. O espólio fotográfico, tingido de um misticismo cinzento, é de Mickey Smith, Jack Johns, Al Mackinnon, Tomas Hein, entre outros.

backwash_issue_1_2_dr

As páginas desta edição ainda nos transportam por uma viagem com o fotógrafo Al Mackinnon e o surfista português Alex Botelho rumo a um destino desconhecido nas Caraíbas na ressaca do furacão Sandy. O fotógrafo Sergio Villalba também nos guia pelo litoral canário através do seu portfolio, enquanto que Shane Dorian reinvoca memórias de sessões em ondas gigantes.

backwash_issue_1_4_dr

*Sigam a Backwash no Facebook e subscrevem à newsletter em backwa.sh para a últimas actualizações sobre a publicação.