Violência racial, o luto de uma família, lusotropicalismo de Estado e a emergência dos movimento anti-racista numa conversa com o realizador do documentário “Alcindo”.

Nunca é tarde para relembrar o festival mais entusiasmante da capital.

MP arquivou o inquérito às causas de morte do jovem de 23 anos no Estabelecimento Prisional de Lisboa – e centenas de pessoas saíram à rua para exigir justiça.

Perto de um milhar de pessoas subiram a Avenida Almirante Reis para exigir mudanças radicais no combate às alterações climáticas.

Em “FlySiifu’s”, os rappers Fly Anakin e Pink Siifu cruzam referências sonoras dos tempos de miúdos num álbum que levita pelos 90s. Tudo por amor aos ícones de outros tempos – sem esquecer a comunidade que hoje está com eles.

Com a crescente adesão aos movimentos pela abolição da polícia na América e na Europa, fomos perguntar a Alex S. Vitale, autor do livro “The End of Policing” – “O Fim do Policiamento” –, como é que as forças de segurança do Estado perpetuam desigualdades raciais e sociais e quais os caminhos para uma sociedade livre de opressão e violência policiais.

Meio milhão de eleitores votou na extrema-direita nas últimas presidenciais. Por isso, fomos falar com o investigador de Estudos Urbanos e reconhecido activista de Lisboa para perceber o que se passa e esboçar caminhos de resistência para a democracia.

Quatro histórias e outras tantas previsões sobre a vida no reino que agora abandona a comunidade europeia em definitivo.

Imagens e testemunho na primeira pessoa de uma manifestação sem precedentes contra o racismo sistémico em Portugal.

Com o mundo de joelhos em memória de George Floyd Jr. e todos aqueles a quem a vida foi roubada pelo racismo e discriminação sistémicos, a única certeza é a de que todos temos de fazer mais e melhor. Este é o momento de reflectir, escutar, aprender e agir em apoio às comunidades negras – em Portugal e no mundo.